Resposta diretamente simples, os containers são feitos de AÇO CORTEN
Inicialmente, esse tipo de aço, conhecido comercialmente como aço Corten (aludindo ao acréscimo das palavras corrosão e resistência, ou seja, resistência à corrosão), foi desenvolvido para uso na Indústria Ferroviária, na construção de vagões ferroviários a carvão. Além de visar a fabricação de vagões mais leves, a corrosão controlada permitiu maior controle sobre a permanência dos vagões em pátios e minas de carvão, com expansão nos Estados Unidos da América. Também conhecido como aço aplicado em situações de intemperismo, com propriedades capazes de resistir às intempéries, preservando o produto, o aço Corten passou a ter aplicações, desta vez na logística de transporte de materiais, na Arquitetura e na Indústria da Construção Civil.
Vantagens desse aço no container
Dito isso, o material em si não requer manutenção, apenas limpeza periódica com produtos neutros. Porém, essa condição obedece às condições de umidade, ou seja, é necessária uma alternância entre dias secos e úmidos.
Isso significa que, quando submetida a um ambiente permanentemente úmido ou com acúmulo de água, a pátina não terá o efeito protetor esperado. Assim, em ambientes extremamente agressivos, como em regiões com alta poluição por dióxido de enxofre ou em regiões próximas à orla marítima, a proteção por pintura confere à família de aços patináveis um desempenho superior ao da família de aços carbono. Esses aços têm sido amplamente utilizados em todo o mundo, na construção de pontes, viadutos, silos, torres de transmissão de energia, esculturas, etc., pois, além de não necessitarem de pintura em determinados ambientes, possuem uma resistência mecânica maior que a de aços carbono.